Escolhas
- revigorasp
- Jan 2
- 1 min read

2025 foi um ano muito especial!
Nós, do GEPICS - Grupo de Estudo das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, atendemos com diversas práticas integrativas no CELAB, o ambulatório da Escola de Enfermagem da USP, localizado no Hospital das Clínicas, em São Paulo.
O projeto atende funcionários e estudantes da EEUSP. Houve muitos motivos para alegria. O principal deles foi ver as pessoas recebendo o cuidado e o tratamento de que precisavam, ampliando seus repertórios de possibilidades para o cuidado em saúde, para além do tão conhecido e amplamente publicizado medicamento.
Foi especialmente significativo ver o Método Kusum Modak e as Barras de Access caminhando junto às práticas integrativas já reconhecidas pelo SUS e se apresentando à saúde pública. Quem sabe, abrindo caminho para que, no futuro, também possam fazer parte dessa lista. Ver pessoas fazendo novas escolhas, podendo optar pelo método Kusum Modak ou pelas Barras de Access para os quadros de saúde que estavam atravessando e dizendo: “vou lá receber uma sessão porque vai me tratar”, foi algo muito especial.
Tudo isso faz parte do meu propósito de vida. Participar desse movimento, ver isso acontecer, me encheu de alegria. É uma contribuição para a saúde dos novos tempos: ampliar possibilidades, expandir opções, sempre na frequência do autocuidado, da autorresponsabilidade e da construção de uma vida mais leve e mais feliz.



Comments